Gays ocupam posições de prestígio no trabalho

Compartilhe / Share

O Jornal Folha de S. Paulo publicou neste domingo (dia 7), no caderno Dinheiro, matéria mostrando que os homossexuais assumidos estão conquistando espaço no mercado de trabalho. São executivos que enfrentaram o preconceito e com sacrifício acabaram conquistando respeito e promoções.

No texto assinado pelos repórteres Julio Wiziack e Claudia Rolli há cinco personagens (quatro gays e uma lésbica), todos executivos de grandes empresas como a IBM, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e a TAM. Conforme a reportagem há até pouco tempo essas companhias só davam espaço para os homossexuais se eles continuassem dentro do armário, mas esse quadro começou a mudar nos últimos cinco anos. Com os avanços do movimento LGBT esse grupo começou a romper o silêncio e a lutar contra a discriminação exigindo direitos iguais no ambiente de trabalho.

A matéria também fala dos programas de diversidade sexual nas grandes empresas que asseguram aos funcionários homossexuais com relações estáveis benefícios corporativos. Pesquisa realizada pela consultoria Mercer com 210 companhias brasileiras de grande e médio portes mostrou que, em 2008, 25% delas permitiam aos seus empregados incluir companheiros nos planos de saúde e odontologia. Há cinco anos, esse índice era de apenas 8,7%.

A matéria trata ainda do crescimento das reclamações a órgãos públicos como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) sobre discriminação nas empresas e mostra duas decisões recentes do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que puniu com indenizações de R$ 5.000 e de R$ 1 milhão empresas em que o assédio moral contra gays foi comprovado.

E vocês?

Conhecem casos deste tipo?
Como é sua vida no trabalho?
É bem sucedido? Ja ganhou promoções?
Já sofreu preconceito por conta disso?

Conte-nos um pouco de sua experiencia de vida.
Vou adorar saber mais sobre vocês.

Ajude-nos a manter o blog clicando nos banners abaixo, não custa nada. Por favor, cliquem sempre que vierem por aqui se divertir. Obrigado! Contamos com a ajuda de vocês 🙂



(Visited 2 times, 1 visits today)

Start a Conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *